Aventuras Possíveis

Sinopse:


"O homem que gritou em plena tarde" Foto: Arthur Nauffal 
Aventuras Possíveis
Teatro com bonecos


Você já teve a sensação de sonhar acordado? Ou, ao contrário, sonhou com tantos detalhes que, por um instante, pensou estar acordado?
“Aventuras Possíveis” é sobre situações fantásticas que cruzam livremente o limite entre a “realidade” e o sonho.
Já imaginou acordar pela manhã e falar uma língua desconhecida, que ninguém entende? De porventura abrir a torneira da pia e literalmente entrar pelo cano? Situações que acontecem, tanto em sonho quanto na realidade. Já não lhe apeteceu de sentir uma vontade imensa de gritar, gritar! Gritar o mais alto que puder?
Estas são algumas das aventuras que o grupo teatral Auto-Peças tem o prazer de apresentar neste espetáculo. Fazendo um convite a um mergulho no universo psicodélico de Inácio Loyola Brandão, autor inspiração desse grupo de brincantes.

O GT Auto-Peças pesquisa a arte do teatro de bonecos, buscando nesta forma de expressão a arte de ser humano. Vem trabalhando a construção de uma linguagem, voltada ao público adulto, que mistura muita literatura e musicalidade ao teatro com bonecos.


Proposta da montagem:
"O vendedor de picolés" Foto: Arthur Nauffal 


O espetáculo Aventuras Possíveis consiste na pesquisa da linguagem que pode surgir da mistura da animação com bonecos, da narrativa de textos literários de Ignácio de Loyola Brandão, com uma sonoplastia repleta de músicas exóticas e/ou psicodélicas. A partir do desenvolvimento desses três temas constrói-se um universo de significações múltiplas que se assemelha muito ao estado de sonho.

A narração constitui a maior parte do texto. O tema principal da composição é a voz, mal-humorada, de Ignácio de Loyola Brandão. Seus personagens, pessoas comuns, são colocados em situações surreais como: acordar falando uma língua desconhecida, abrir uma torneira e entrar pelo cano. Ou sentir todo o profundo silêncio do mundo e ter uma vontade incontrolável de gritar.

Criando imagens para os devaneios do narrador estão os bonecos. Diversas técnicas de confecção e manipulação são usadas, abrindo um leque de possibilidades de formas exóticas para esses personagens. O boneco é como um “super-ator”, capaz de fazer coisas sobre-humanas tais como voar ou entrar pelo encanamento de um prédio. Por essa razão escolhemos essa técnica como forma de expressão. Todos os elementos teatrais são mantidos, mas toda a energia dos atores está voltada para transferir suas “vidas” para formas inanimadas e, dessa maneira, mexer ludicamente com a imaginação do espectador.

Unindo o universo leve dos bonecos com a profundidade temática do autor está uma seleção de músicas que passa pelo tropicalismo e músicas undergrounds da MPB do anos 70, dança com Wilson Simonal e James Brown, brinca com influências da música cigana do leste europeu e desemboca na cena contemporânea das bandas independentes de rock’n’roll e do rock progressivo do sul do Brasil.

O Grupo Teatral Auto-Peças valoriza o fator artesanal na construção do espetáculo. Intitula-se Auto-Peças porque trabalha sempre numa oficina, construindo todos os elementos que serão levados a cena com as próprias mãos. Cenário, iluminação, sonoplastia e bonecos foram desenvolvidos pelos próprios atores, fato que estreita profundamente a relação do ator com sua obra.




Cenografia e Iluminação:


A cenografia foi desenvolvida para transformar o “Aventuras Possíveis” em um espetáculo portátil que pode ser levado como bagagem de mão pelos atores, podendo ser apresentado às platéias onde elas estiverem.

Uma mala transforma-se em bancada, uma empanada (palco para bonecos). Todo sistema de iluminação, incluindo uma mesa de luz artesanal, é transportado em outra mala. Os bonecos, relativamente pequenos, conferem à obra um caráter bastante intimista o que facilita a transmissão de toda a mensagem do texto.

Preparado para um público de até 200 pessoas o espetáculo pode ser apresentado em qualquer lugar que escureça e ofereça um sistema de som e uma fonte de energia 110 V. Ficando mais confortável, logicamente, em um teatro.