Dom Quixote


AS PRIMEIRAS AVENTURAS DE DOM QUIXOTE DE LA MANCHA E 
SEU FIEL ESCUDEIRO SANCHO PANÇA



As primeiras aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança conta, através do teatro de bonecos, os primeiros capítulos da novela Dom Quixote. De tanto ler livros de cavalaria, um ingênuo fidalgo espanhol passa a acreditar nos feitos heróicos dos cavaleiros medievais e decide se tornar um cavaleiro andante. No desejo de combater as injustiças do mundo e homenagear sua dama, o nobre e patético personagem segue viagem enfrentando situações supostamente perigosas e sempre ridículas. De suas desventuras, restam-lhe batalhas pelo amor incondicional , os seus desejos e seus enganos.


O ESPETÁCULO:






“As primeiras aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança” é um projeto realizado pelo Grupo Teatral Auto-Peças, um espetáculo de formas animadas livremente inspirado na obra prima de Miguel de Cervantes Saavedra. Por ser um grupo focado na manipulação de bonecos a técnica de confecção e manipulação de bonecos proposta é a de marionetes de fios.
A ambientação do espetáculo tem caráter histórico e busca reproduzir o interior da Espanha no início do século XVII, seus personagens e suas paisagens.
A cenografia proposta é inspirada na estrutura física do livro. Com dimensões aproximadas de 2m de largura, 1,5m de altura e 1m de profundidade a Impanada (palco para bonecos) construída para se adaptar aos mais diferentes espaços e condições de apresentação.
A dramaturgia prevê diversos cenários para compor a narrativa, daí a intenção de fazer com que, semelhante a um livro, o cenário seja composto por páginas-cenário que se sucedem conforme vão avançando as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura. Outra inspiração para esta cenografia são os livros-dobraduras ou “Poup-up Books” nos quais, ao se virar as páginas, dobraduras criam efeitos tridimensionais.
Integrada à cenografia, está a iluminação do espetáculo, composta por circuitos e refletores criados pelo próprio grupo ligados a uma mesa de luz artesanal que será controlada pelos próprios manipuladores. A iluminação funcionará principalmente ao criar efeitos para a cenografia.


FICHA TÉCNICA:
Produção: Grupo Teatral Auto-Peças
Texto/Adaptação: Luis Santos
Direção: Grupo Teatral Auto-Peças
Elenco: Greg Bassani, Guto Scheremetta e Lúcio Nogueira.
Bonecos: Kátia Piccolin
Figurino: Grupo Teatral Auto-Peças
Cenografia: Guto Scheremetta
Direção Musical: Ivan Halfon
Foto/Vídeo: Flávio Assolari
Produção: Greg Bassani
DURAÇÃO: 45 MIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário